top of page
Pintura
A dor crônica atinge 30% da população mundial. Muitas vezes, a dor chega a ser tão forte que a pessoa se isola, deixa de sair de casa e de relacionar-se e pode até não sentir mais vontade de desenvolver as atividades quotidianas como realizar cuidados de higiene, vestir-se ou mesmo alimentar-se.
Para mudar esse quadro existe a terapia ocupacional, que visa à diminuição do desconforto e à melhoria do desempenho das atividades do indivíduo como trabalhar, praticar exercícios, além de facilitar a adaptação para a realização dessas tarefas diárias.
O tratamento de alívio da dor crónica ainda envolve trabalho em grupo, que inclui atividades manuais como pintura, mosaico, esculturas em argila. Essas atividades possibilitam a reflexão e fazem com que a pessoa sinta-se capaz de reconstruir apesar da dor e, dessa forma, sinta prazer, o que melhora a autoestima.
Este tipo de atividades recreativas faz com que haja uma diminuição da tensão muscular através da imaginação, visualização e meditação, aumentando, deste modo, o foco nas sensações de bem-estar, assim como na diminuição da tensão, ansiedade, depressão e dor relacionada com a inatividade.
bottom of page