top of page
Massagens
A massagem como recurso terapêutico vem sendo reconhecida como uma das terapias mais eficazes para alívio de dores e prevenção de doenças. Tem como proposta de trabalho, dentro de uma visão holística, tornar o indivíduo consciente do seu corpo, das suas tensões, da sua respiração e das suas cargas emocionais, bem como melhorar a nutrição dos tecidos pelo aumento da circulação sanguínea e linfática além de outros benefícios físicos e emocionais.
Geralmente quem procura a massagem terapêutica encontra-se com algum tipo de dor. As dores podem ser localizadas ou generalizadas, superficiais ou profundas, agudas ou crônicas.
A tensão anormal causa contração dos músculos da coluna vertebral, afetando os nervos e provocando dor. Quando a tensão é reduzida, os músculos param de se contrair, os vasos sanguíneos relaxam, reduzindo as constrições vasculares, permitindo com que o sangue flua livremente, levando nutrientes e o oxigênio necessário a todos os órgãos e tecidos do corpo. Desta maneira também pode fluir melhor a energia pelo corpo. Os benefícios gerais da massagem ocidental e oriental são: melhora a perceção e sensibilidade de seu corpo, amplia a consciência corporal e o cuidado ofertado durante a sessão de massagem gera maior confiança e sensação de acolhimento e bem-estar. Outros benefícios como perda de peso, diminuição da ansiedade, da carência emocional, e aceleração do processo de cura nos casos de dores e contusões são também verificados.
Um estudo recente mostrou que a massagem também ajuda, a longo prazo, a melhorar a amplitude de movimento a quem sofre de dores crónicas.
bottom of page